Encerrada para obras de reabilitação desde 2019, a Casa dos Pintores reabre para o 8º aniversário do Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, com novas abordagens aos conteúdos e uma diferente museografia!
A Casa dos Pintores é assim designada devido à grande quantidade de artistas que retrataram a sua fachada, da qual ressalta a varanda com balaustrada em madeira. Apresenta dois sobrados, situando-se no topo de um quarteirão de reduzidas dimensões, que se encontrava integrado na judiaria medieval.
Esta casa de origem medieval, situada junto ao antigo Largo dos Banhos, corresponde à junção de dois edifícios, em resultado de um processo decorrido ao longo de, pelo menos, cinco séculos.
A Casa dos Pintores, um dos raros edifícios que testemunham a arquitetura de habitação mais antiga no Centro Histórico de Leiria, terá tido funções de loja, mercearia, barbearia e taberna, ao nível do piso térreo. Ao nível dos pisos superiores seria usado para habitação e oficinas domésticas.
Como casa urbana representativa da memória histórica da cidade, acolhe atualmente, a par da Igreja da Misericórdia, o Centro de Diálogo Intercultural de Leiria.